Monitor da Construção Civil: Índices inéditos e análises evolutivas.

Com o MCC, analistas e gestores de diversos setores e segmentos de mercado (financeiro, imobiliário, construção, etc.) têm acesso a informações completas e índices inéditos sobre o setor da construção civil.

O MCC é uma fonte eficiente de informação para diversas análises sobre o setor, trazendo dados evolutivos e recortes em tempo real dos diversos segmentos da construção.

Com o MCC será possível elaborar cenários para os setores que fornecem insumos à construção, além de avaliar especificidades da economia nacional e do setor para os diversos segmentos que atuam na cadeia produtiva da construção.

Ou seja, os diferentes dados e indicadores do MCC, disponibilizados eletronicamente através deste site, serão instrumentos eficazes para analisar a atividade econômica geral e de vários segmentos, além de avaliar o desempenho do setor e antecipar tendências do mercado.

Análise Econômica

>> Monitoramento do desempenho do setor imobiliário nacional, que responde por cerca de 40% do PIB da construção.

>> Avaliação do impulso possível sobre a atividade econômica e do potencial de demanda para a cadeia produtiva de materiais nos períodos seguintes a cada etapa de obra.

Planejamento Empresarial

>> Avaliação do potencial de consumo de materiais específicos, em prazos específicos, uma vez que o consumo nas obras imobiliárias difere muito em função do tipo de construção, padrão e localização.

>> Avaliação do grau de aquecimento da atividade econômica local e potencial para os períodos seguintes, através da abertura regional dos índices.

.

MCC – Mercado Imobiliário

O MCC já está monitorando a atuação das construtoras no mercado imobiliário brasileiro e capturando as principais informações sobre a evolução de suas obras nos últimos 5 anos.

Monitoramento de cerca de 4.300 construtoras.

Acompanhamento contínuo de mais de 24 mil obras em todo território nacional.

Abrangência de 80% do mercado imobiliário formal.

.

Combinação de índices

Potencialmente, milhares de índices podem ser feitos a partir da combinação das informações presentes no banco de dados do MCC. O esquema abaixo apresenta os principais.